IMAGENS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS
DOCUMENTOS
PÓS ESCRAVIDÃO – BRASIL MERIDIONAL.
CARTAS HOPE FRANKLIN – FRANK SNOWDEN – SKIDMORE. RIO GRANDE DO SUL/AFRICA, O INÍCIO.
O material que você pode conectá-lo através do link CARTAS/ESCRAVIDÃO/MARCILIO/DIAS, tem por objetivo dar subsídios a quem pesquisar no item CLUBE NAUTICO MARCILIO DIAS, na página de abertura do Projeto Cultural, oferecendo a visão de pesquisador do sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que, especialmente num capítulo de seu livro “Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional”, aborda o viver dos afrodescendentes em Porto Alegre. O conjunto de jornais, fotografias, entrevistas e eventos, fontes primárias do clube náutico, associam-se e de certa forma complementam o livro do sociólogo.
Este material é apresentado a partir de troca de correspondências usada como mote.
Um conjunto de cartas dos historiadores John Hope Franklin, Frank Snowden e Thomas E. Skidmore (Cartas II), enriquecem este projeto. Também agora se acresce um rico conjunto de documentos dos anos primeiros dos novos países independentes da África, nas cartas e fotografias de seus embaixadores e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Carlos Santos, em Cartas III.
Cartas IV
é o flagrante de um período conturbado da história do Brasil, em meio ao qual viajei, a convite do Departamento de Estado, aos Estados Unidos.
Éramos três, Pedro Simon, então deputado estadual, Potyguar Matos, reitor da PUC de Pernambuco, e eu.
© 2020 - Projeto Cultural Dacosta - Todos os direitos reservados