SOBRE O ESCRITOR


História do Autor

José Luiz Pereira da Costa nasceu em 1935, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Estudou o curso primário no Grupo Escolar Idelfonso Gomes e Colégio Santo Antônio; o curso ginasial no Colégio N. S. das Dores e Associação Cristã de Moços, onde concluiu o segundo grau. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1965.
Aos 15 anos ingressou no serviço público, como estafeta, no Departamento Nacional de Estradas de Ferro, onde permaneceu até o ano de sua formatura em Direito. Ingressou, com um contrato, na Assembleia Legislativa do Estado, no cargo de jornalista, tendo adiante assumido como Consultor Jurídico. Na Assembleia Legislativa foi chefe do Gabinete dos presidentes, deputados Carlos Santos e Waldyr Lopes, assumindo após a função recém-criada de secretário da Mesa Diretora.
Começou, em paralelo à atividade pública, sua carreira de jornalista, tendo ingressado como profissional no jornal em formação e a seguir publicado, Última Hora. Passou, até se afastar do jornalismo, pelos seguintes órgãos: Jornal do Dia, Rádio Difusora, Diário de Notícias e Correio do Povo. Colaborou com a revista Ebony, norte-americana.
Ao longo desse período escreveu ensaios, em Português e Inglês; proferiu conferências, no Brasil, África e Estados Unidos, uma das quais sobre a Amazônia, na Universidade Washington, em Saint Louis.
Em 1974, como integrante da equipe da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, participou de missão comercial pioneira a África, em Dacar, no Senegal. Em 1976, organizou presença do Rio Grande do Sul em feira comercial precursora a Gana. Logo após liderou missão da Fiergs a países da Costa Oeste da África. E conduziu missão da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembleia a Gana.
Em 2013 tem publicado na Europa, Portugal, seu primeiro romance, Benin – uma história ficcional, tendo por fundo fatos históricos, a respeito de um dos criadouros da nacionalidade brasileira e, por sua historia cultural reconhecida, berço da inspiração de artistas plásticos, escritores e músicos nacionais.

Amigos

Cartas 

Jornalista / Reportagens